Curso de gastronomia gratuito no Senac

Você gosta de cozinhar? Leva jeito na cozinha? Recebe vários elogios quando faz uma receita? Ou ser um chef de cozinha é um sonho antigo? Então, o curso de gastronomia é o ideal para você!

O curso de Gastronomia gratuito no Senac 2023 é uma das formações disponibilizadas pela instituição já paro o ano que ano e tem interessados muitas pessoas de diferentes regiões do Brasil. Quem quer preencher uma das vagas do curso de Gastronomia gratuito no Senac, continue acompanhando essa publicação para conhecer mais informações de como participar.

Curso de Gastronomia gratuito no Senac

O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) é a instituição do Sistema S de ensino responsável pelas formações do setor comercial. Nele o interessado encontra diversas formações disponíveis na instituição e pode estar realizando um dos cursos através dos diferentes modelos de ensino:

  • Modalidade presencial;
  • Semipresencial;
  • Ensino integrado;
  • Ensino á distância.

A instituição oferece muitas formações profissionais, sendo que uma das formações disponíveis é o curso Gastronomia Senac, que conta com o ensino dos conteúdos na teoria e na prática.

Conteúdo do curso de gastronomia gratuito no Senac

O aluno irá desfrutar de muito conhecimento, pois o curso aborda desde conceitos básicos de gastronomia, para quem não sabe nada da área, mas também tem informações de aperfeiçoamento para quem já atua nesse ramo.

No site do Senac você encontra disponibilizado informações sobre o conteúdo do curso, sendo elas:

  • Compreender as boas práticas para serviços de alimentação sobre higiene pessoal e riscos de contaminação cruzada;
  • Entender o conceito de Mise en Place: utensílios, cálculos de insumos e procedimentos de pré-preparo
  • Fazer armazenamento e higienização dos ingredientes
  • Aplicar técnicas de garde manger
  • Preparar bases culinárias: fundos, caldos, espessantes, aromáticos, entre outros
  • Produzir sopas, molhos básicos e derivados e acompanhamentos
  • Executar técnicas de corte e limpeza de bovinos, aves, suínos e pescados
  • Utilizar métodos e técnicas de cocção
  • Preparar diferentes massas como seca, cozida e fermentada
  • Ter noções básicas de confeitaria
  • Preparar ovos e leguminosas, grãos e cereais
  • Fazer a apresentação de produções culinárias, aplicando princípios estéticos

E ainda contempla na grade dos cursos, a preparação de bebidas e alimentos específicos. Veja informações do curso disponíveis no site do Senac:

  1. Básico em Cachaças – O curso vai capacitar o aluno a identificar as principais características das cachaças, a carga horária é de 18 horas. Para fazer o curso é necessário ter mais de 18 anos e ensino fundamental completo, o aluno vai aprender sobre a história da Cachaça, processos básicos de produção, tipologia de Cachaças; conceitos básicos de análise sensorial, entre outras coisas.
  1. Formação de Barista: latte art e coquetéis com café – Esse é um curso para quem já tem experiência como barista e quer se especializar ainda mais, a carga horária é de 20 horas e o aluno vai desenvolver técnicas de desenho em leite vaporizado e preparo de coquetéis com café.
  1. Bolos e Tortas – O curso tem como objetivo possibilitar ao aluno o desenvolvimento de conhecimentos, valores e habilidades para preparar, montar e decorar bolos e tortas, São 30 horas de aula e o estudante terá conhecimento sobre os utensílios básicos de confeitaria, como preparar massas espumosas, tipos e preparo de Caldas na Confeitaria: Coulis, Caramelo e Chocolate, como montar e decorar bolos e tortas e muito mais.
  1. Canapés Frios e Quentes – Um curso para profissionais de gastronomia ou pessoas que trabalham com eventos, o objetivo é possibilitar ao aluno o desenvolvimento de conhecimentos, valores e habilidades para preparação de canapés frios e quentes. A idade mínima para fazer o curso é de 16 anos e o aluno deve estar cursando o ensino fundamental ou já ser formado.
  1. Cozinha Vegetariana – A carga horária do curso é de 20 horas, o aluno vai aprender habilidades para a execução de produções da cozinha vegetariana, utilizando técnicas que valorizem os aspectos de sabor, cor e textura dos alimentos.

Requisitos para fazer o curso de gastronomia gratuito no Senac

Os interessados em fazer o curso de gastronomia gratuito no Senac, devem estar atentos aos requisitos que são exigidos para a inscrição:

  • Ter renda familiar per capita não superior a 2 salários mínimos federais.
  • Possuir CPF.
  • Possuir documentos que comprovem o atendimento aos requisitos de acesso estabelecidos para os cursos e as informações prestadas no ato do cadastramento.

Para ter mais informações sobre o curso de gastronomia gratuito do Senac, acesse o site, e transforme a sua vida profissional!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo