Curso de tecnologia da informação gratuito

Se você deseja se aprofundar ou se atualizar em inteligência artificial, programação e outros temas relacionados, não perca essa oportunidade!

Quer aprender com um curso de tecnologia da informação gratuito e sem sair de casa? Então você está no lugar certo, pois queremos te apresentar sites gratuitos para fazer cursos de tecnologia da informação.

Existem vários sites e plataformas de ensino a distância que oferecem cursos nas áreas de desenvolvimento de software e gestão de TI.

As aulas online abordam desde a introdução até formações mais avançadas com possibilidade até mesmo de certificado após a conclusão do curso de tecnologia da informação.

Essa área de tecnologia da informação está em crescimento. Por isso, acompanhar as tendências do mercado é uma necessidade tanto para estudantes como para profissionais.

Confira agora uma lista de cursos de tecnologia da informação gratuitos, e aumente seus conhecimentos sobre essa área promissora para o futuro.

Udemy

A Udemy conta com algumas formações completamente gratuitas. Entre os destaques estão os cursos para aprender a utilizar as ferramentas de controle de versão Git e GitHub e aulas para dominar o sistema Linux. Você encontra lições introdutórias para aprender a programar, utilizar SQL e banco de dados e aplicar tecnologias recentes no mercado como o Firebase.

O acesso é vitalício aos cursos. O site é muito fácil de usar, oferece app para celular e ainda dá direito a certificados nos cursos que concluir.

Google Ateliê Digital

A Plataforma do Google, o Ateliê Digital oferece 19 cursos que convergem para a área de TI a partir de currículos centrados em marketing digital, tecnologia e dados, além de desenvolvimento de carreira.

Uma limitação da plataforma é que a oferta de certificado fica restrita apenas ao curso de Fundamentos do Marketing Digital, com 40 horas.

Brasil + Digital

O site Brasil + Digital  oferece uma vasta variedade de cursos, totalizando cerca de 1.500 horas de aula, para profissionais e estudantes da área de tecnologia da informação. Entre as opções disponíveis estão formações para uso de softwares básicos, como por exemplo, o Office.

Os cursos variam em duração e complexidade e alguns incluem materiais introdutórios ou aulas mais interativas.

O mais legal é que a plataforma Brasil + Digital dá direito a certificado de conclusão e ainda divulga vagas disponíveis na área de TI para profissionais de todo o Brasil.

Você pode cadastrar o currículo, acompanhar vídeos com casos de sucesso e informações sobre o mercado e ter também acesso a uma lista de eventos interessantes na área de TI.

Learncafe

O Learncafe é mais uma opção de plataforma de ensino a distância com muitas opções de cursos gratuitos. O usuário encontra desde materiais introdutórios para aprender a usar o Windows Server, sistemas Linux e softwares do Office, até conteúdos um pouco mais complexos, como cursos para dominar WordPress e colocar um site no ar.

Os cursos grátis do Learncafe podem ter restrições de prazo para conclusão, o que significa que se você não terminar dentro do período pode perder o acesso ao material. As formações contam com vídeo aulas e fórum de suporte e dão direito a certificado após a conclusão.

Fundação Bradesco – Escola Virtual

A Escola Virtual da Fundação Bradesco oferece cursos completos, com direito a certificado de conclusão. Há formações para quem quer aprender sobre bancos de dados, desenvolver softwares, aplicativos de celular ou afiar habilidades e conhecimentos em governança de TI e infraestrutura.

Os cursos têm prazo para conclusão de até 60 dias, e é focado em materiais escritos e não vídeos aulas. Se você prefere aprender lendo, esse é o curso ideal para você aprender mais sobre tecnologia da informação gratuitamente.

Sympla

Para encerrar nossa dica de hoje, no Sympla (site que realiza eventos online, workshops, seminários, palestras e cursos disponíveis com diversos temas, inclusive, TI). Diferente dos demais sites da lista, que focam no de ensino a distância, o Sympla tem um perfil mais útil para quem quer se atualizar.

O potencial do Sympla é oferecer os primeiros contatos com novas tecnologias para quem está ainda em processo de transição para uma nova carreira em TI, por exemplo, ou deseja conhecimento sobre as novas tendências do mercado.

Os workshops podem ou não oferecer certificados e contam com uma estrutura mais flexível, no formato online, há lives e participação de convidados para tornar o curso mais dinâmico.

E aí, gostou de saber mais sobre onde é possível fazer curso de tecnologia da informação gratuito? Agora é só acessar algum desses sites, ou até mais de um, e aproveitar essa oportunidade para aprender e aprimorar suas habilidades na área! Inscreva-se.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo