Cursos técnicos gratuitos no Programa Tecpop Minas Gerais

E aí, pessoal, tudo bem? Que tal realizar um curso técnico gratuito? Essa é sua chance de se profissionalizar e dar aquele “empurrão” que você precisava para entrar no mercado de trabalho!

São mais de 150 opções de cursos gratuitas oferecidas pelo Programa Tecpop Minas Gerais, realizados na modalidade online. Tudo simples e facilitado, sem precisar sair de casa. Continue acompanhando essa publicação e saiba mais informações sobre cursos gratuitos da Tecpop.

Quem pode participar do cursos gratuitos da Tecpop

Podem participar do edital todos os municípios mineiros que tenham até 110 mil habitantes. Cabe lembrar que o Estado conta com cerca de 800 municípios. Além do limite populacional estabelecido, há também a exigência de uma estrutura física mínima e adequada do imóvel disponível para a execução do programa.

O programa TecPop Minas oferece mais de 150 cursos gratuitos na modalidade EAD. Diversas áreas do conhecimento são contempladas com o programa, dentre elas:  nas áreas de administração, gestão e negócios, desenvolvimento de habilidades, empreendedorismo, ferramentas de escritório, profissões do futuro, programação, saúde pública, além de TI e software.

Os cursos fazem parte das ações da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede) para capacitar novos talentos em estágio inicial de desenvolvimento para atuar em tecnologia.

Essa é uma chance fundamental para viabilizar a democratização da tecnologia, do empreendedorismo e do conhecimento como estratégia para o desenvolvimento econômico e social do Estado de Minas Gerais.

Os cursos são 100% gratuitos?

Todo conteúdo que é oferecido pela Tecpop Minas não tem nenhum custo ao aluno. Dessa forma, todos os itens tecnológicos necessários para realizar os cursos, poderão ser utilizados sem nenhum custo.

Os cursos são reconhecidos pelo MEC

Os cursos livres oferecidos pela Tecpop MINAS possuem certificação e autenticação validada pela própria Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (SEDE) de Minas Gerais.

O Ministério da Educação (MEC) somente autoriza e reconhece os cursos destinados a graduação e pós-graduação.

Em quantos cursos de capacitação posso me inscrever ao mesmo tempo?

Para quem quer ampliar ainda mais a oportunidade de se qualificar para o mercado de trabalho, realizando mais de um curso, é totalmente viável.

Não há limite de quantidade de matrículas. Dessa forma, você pode se inscrever em diferentes áreas. Lembre-se que embora a inscrição em mais de um curso de capacitação seja permitida, é importante tratar os estudos com responsabilidade, realizando todas as atividades e avaliações proposta pela Tecpop Minas.

Objetivos da Tecpop

  • Promover meios de acesso à educação digital de qualidade a todos;
  • Fortalecer as políticas públicas e os programas municipais de inclusão digital;
  • Incentivar a qualificação profissional como incentivo ao trabalho, com olhar atento ao desenvolvimento econômico, científico e tecnológico de todo o Estado;
  • Proporcionar um bom ambiente para a criação e o desenvolvimento de iniciativas inovadoras para o desenvolvimento das regiões do Estado.
  • Estimular a economia local, incentivando o desenvolvimento social e novas profissões e tecnologias, visando ao bem-estar da população;
  • Gerar emprego e renda por meio de desenvolvimento de novas cadeias produtivas, estimulando à capacitação profissional, frente as necessidades do mercado de trabalho;
  • Promover o acesso à educação digital.

Documentos necessários para inscrição

  1. Apresentação do Cadastro de Pessoa Física (CPF);
  2. Fornecimentos dos Dados Pessoais (E-mail, Endereço, Data de Nascimento e demais que forem solicitados);
  3. Carteira de Identidade

Inscrições para os cursos gratuitos da Tecpop

A participação da prefeitura municipal de Minas Gerais no edital está vinculada diretamente a um cadastro que deverá ser realizado antes de ser solicitada a inclusão no programa de Inclusão Digital e Capacitação Profissional.

Esse cadastro deve ser feito como cadastro usuário externo no Sistema Eletrônico de Informações do Governo de Minas Gerais. As instruções estão todas no link www.tecpop.mg.gov.br/.

As prefeituras municipais que preencherem a ficha de inscrição do edital e obtiverem as maiores pontuações terão acesso aos 2 mil notebooks. Serão 20 computadores distribuídos para cada cidade aprovada.

Como conseguir meu certificado?

Basta fazer seu login inserindo CPF, SENHA pessoal e clique em Entrar. Após, clique em Cursos e logo em seguida Meus Cursos. Serão exibidos todos os cursos que estão em andamento e os que já foram concluídos.

Para cursos que já foram concluídos, basta clicar no botão CERTIFICADO para emitir o documento.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo